quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tarte de pêra e mirtilos

INGREDIENTES:

Para a massa:

450gr de farinha

200gr de manteiga

100gr de açúcar em pó

Raspa de um limão

2 ovos, ligeiramente batidos + 1 ovo para pincelar

1 c. sopa de leite


Para o recheio:

1,5kg de pêras, sem casca e cortadas aos quartos

125gr de mirtilos

3 c.sopa de açúcar

1 c.sobremesa de gengibre ralado

25gr de manteiga


MODO DE PREPARAÇÃO:

1. Numa tigela bem grande peneire a farinha e o açúcar. Junte a manteiga aos pedaços e misture tudo com os dedos até ficar com uma aparência “areada”.

2. Junte os ovos e o leite e amasse apenas o suficiente para toda a massa ficar unida numa bola.

3. Embrulhe bem a massa e leve ao frigorífico durante 30 min no mínimo.

4. Entretanto, num tacho, derreta a manteiga e junte as peras, o gengibre e o açúcar e deixe cozinhar durante 15 a 20 min, mexendo de vez em quando. Mesmo antes de retirar do lume, junte os mirtilos, mexa com cuidado e reserve.

5. Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque a grelha numa posição abaixo da do meio. Estenda 2/3 da massa e coloque sobre a forma, seguida da fruta. Com o último ovo, pincele as bordas generosamente e disponha o restante 1/3 da massa, já estendida, por cima da fruta, aconchegando tudo muito bem. Pressione as bordas da tarte, retirando o excesso de massa. Pincele novamente com ovo toda a tarte e polvilhe com um pouco de açúcar. Faça uns pequenos cortes na massa antes de a por no forno (imprescindível para deixar sair o vapor que se formará durante a cozedura), durante 30 min. Sirva morno tal como está ou com molho de baunilha frio.

by: In the mood for food

Sem comentários: